O adjetivo resfriado
Na frase «o aluno foi resfriado para escola», o termo "resfriado" é predicativo do sujeito?
O verbo foi é intransitivo? Ou verbo de ligação? O predicado é verbo nominal?
Obrigado.
Na frase «o aluno foi resfriado para escola», o termo "resfriado" é predicativo do sujeito?
O verbo foi é intransitivo? Ou verbo de ligação? O predicado é verbo nominal?
Obrigado.
Na frase «O aluno foi resfriado para a escola», eis a análise sintática* do segmento que gerou dúvida no consulente:
«O aluno»: sujeito.
«Foi»: verbo de ligação.
«Resfriado»: predicativo do sujeito.
«Para a escola»: adjunto adverbial de lugar.
«Foi resfriado para a escola»: predicado nominal.
É importante distinguir o adjetivo resfriado do particípio resfriado, para que se proceda à correta análise morfossintática.
A palavra resfriado é um adjetivo quando indica um estado, uma condição ligada à saúde. Pode ser substituído por constipado ou gripado, sem entrar nas distinções médicas. Por exemplo: «João está resfriado, por isso não vai à festa.»
Contudo, será um verbo no particípio se indicar ação ou resultado de uma ação, um processo de resfriamento: «O alimento foi resfriado antes do consumo.» Note que «foi resfriado» é uma locução verbal de voz passiva analítica. A prova disso é a possibilidade de transposição para a voz ativa: «Resfriaram o alimento antes do consumo.»
Sempre às ordens!
* Foi usada a nomenclatura gramatical do Brasil, porque o consulente é brasileiro.