O adjetivo conveniado e o verbo conveniar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O adjetivo conveniado e o verbo conveniar

Qual é a regência de conveniado?

Grato.

Carlos Alberto Conti Revisor São Paulo, Brasil 42

A forma conveniado constrói regência com a preposição com: «dirigiu-se ao hospital conveniado com o centro de saúde» (cf. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Conveniado é o particípio passado de conveniar, verbo classificado como brasileirismo e que significa «estabelecer convénio (com)» (Dicionário Houaiss, 2001). Esta forma participial, conservando a regência com a preposição com do verbo correspondente (conveniar com), é também empregado como adjetivo, na aceção de «que mantém convénio, em expressões como «hospital conveniado» (Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, 2003).

Em Portugal, em referências a unidades que têm acordos com diferentes sistemas para prestar cuidados de saúde, empregam-se as expressões «ter acordo» e (mais formalmente) «ter convenção»: «o hospital é particular, mas tem acordo/convenção com a ADSE».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras; Regência