DÚVIDAS

O regionalismo galfiar (Brasil)

Desde que me entendo por gente, eu escuto dos mais velhos frases do tipo:

1. «O café já começou a galfiar»

2. «A galfiação este ano não foi boa, logo a produção não será lá essa coisa toda»

Confesso que não sei qual é a grafia correta, se é “galfiar”, “engalfinhar”, “engalfiar”, “ingalfiar”, “engarfiar”, “ingarfiar” ou “garfiar” ou também se é “galfiação”, “engalfiação”, “engalfinhação”…, pois não encontrei tais palavras nos dicionários consultados, exceto "engalfinhar", que não possui o significado desejado.

O vocábulo em questão significa isto: é quando o cafeeiro está cheio de pontas (garfos) prestes a transformar-se em botões de flores. Não sei qual é a extensão territorial do uso de tal vocábulo no Brasil; só sei que é usado no município de Vitória da Conquista, especificamente no distrito de Inhobim.

Antecipadamente, muito obrigado.

Resposta

Não encontrei, em nenhum dos registros lexicográficos de que disponho, menção à forma "(en)galfiar", ou correlatas. Por não haver registro lexicográfico, suponho que se trate de um uso regionalizado.

Considerando que talvez o seja, eu preferiria a forma  "garfear", que é formada pela base garfo, adjungida ao sufixo vernacular -ear.

Ressalte-se, ainda, que, como autor deste parecer, sou brasileiro brasiliense, e nunca ouvi a palavra mencionada, portanto suponho que o uso da palavra esteja restrito a léxicos e contextos específicos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa