Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Calcorrear = andar a pé

Primeiramente, obrigada, equipa Ciberdúvidas, pelo excelente trabalho.

A pergunta que tenho é sobre o verbo calcorrear. Recentemente, li «os carros calcorreavam». Ora, se calcorrear significa «andar a pé» (Dicionário Priberam), «percorrer (caminho geralmente longo) a pé; caminhar muito» (Dicionário Infopédia), não se poderia aplicar o termo a veículos motorizados, certo?

Tania Oliveira Escritora Barcelona, Espanha 694

De facto, calcorrear tem o significado de «percorrer a pé [...], andar muito a pé. Etimologicamente, provém do espanhol, calcorrear (1609) 'correr', derivado de calcorro, 'sapato' (Dicionário Houaiss).

O Dicionário Morais reitera a ideia de «andar a pé, percorrer longas distâncias a pé, caminhar».

No entanto, o termo pode eventualmente ser alargado, numa liberdade semântica e metafórica, de cariz literário. E, nesse caso, é perfeitamente admissível. Mas, como se desconhece o contexto, não poderemos dar uma resposta cabal à dúvida apresentada.

Os nossos agradecimentos pelas palavras para com o Ciberdúvidas.   

Maria Eugénia Alves
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Léxico