DÚVIDAS

Valor condicional de uma construção copulativa

Examine-se o seguinte excerto:

«Usei a esperteza para defender o meu leito conjugal. Conheço umas palavras que valem por uma senha. É só dizer essas palavras, e posso dormir sossegado com relação à fidelidade...»

Quanto ao período «É só dizer essas palavras, e posso dormir sossegado com relação à fidelidade», supondo-se que seja composto por subordinação, como classificar as orações? Qual delas é a principal?

Se se considerar a primeira como condicional equivalendo a «se eu disser essas palavras», a principal seria a outra. Mas também se pode tomar a primeira como principal, classificando-se a segunda como subordinada consecutiva, já que se pode perceber ideia de consequência nessa oração.

Obrigado.

Resposta

Formalmente, a frase apresentada, aqui transcrita em (1), inclui uma relação de coordenação copulativa, uma vez que estamos em presença de uma oração introduzida pela conjunção copulativa e, que assume a função de a conectar à estrutura anterior:

(1) «É só dizer essas palavras, e posso dormir sossegado com relação à fidelidade.»1

O valor de base atribuído pela conjunção e à conexão é o de adição, como se observa em (2):

(2) «O Rui leu um livro e a Ana escreve um artigo.»

Não obstante, a coordenação com e pode assumir outros valores2, como por exemplo:

(i) valor adversativo:

(3) «Estou exausta e (=mas) não posso descansar.»

(ii) valor conclusivo:

(4) «Consegui entregar o trabalho a tempo e (=logo/por isso) mereço um belo passeio.»

(iii) valor de sequencialidade temporal

(5) «Acordei e (depois) levantei-me.»

(iv) valor condicional:

(6) «Termina o trabalho e ficas de férias.» (=Se terminares)3

Ora, é exatamente este último valor que se encontra na frase (1), o que permite afirmar que ela é equivalente a uma construção condicional.

Assim, em termos formais estamos perante uma construção copulativa; em termos semânticos, estamos perante uma construção com valor condicional.

Disponha sempre!

 

1. A frase apresenta integra o conto “No Departamento dos Correios”, de A. Tchékov, Um negócio fracassado e outros contos de humor.

2. Para mais informações, cf. Matos e Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 1786-1794. Consultem-se também as perguntas relacionadas. 

3. N.E. [07/03/2022] – Note-se que, neste caso, o valor condicional da coordenação não é marcado pela conjunção e, mas, sim, pelo primeiro membro da estrutura coordenada: «Termina o trabalho...» = «Se terminares o trabalho.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa