DÚVIDAS

"Multimorbosidade" e "co-morbilidade"

Muito agradecia que me informassem sobre o significado dos seguintes termos, usados em linguagem médica:

co-morbilidade;

— multimorbosidade.

Os termos são geralmente usados para dizer que não houve um factor de morte que se pudesse isolar de um modo notório, havendo antes um acumular de factores que contribuíram para a morte de uma pessoa. A agravar as dúvidas, os termos parecem ser utilizados no mesmo sentido. Mas, nesse caso, por que termo optar, se é que uma das opções é legítima?

Obrigada.

Resposta

Não encontro atestados os termos "co-morbilidade" e "multimorbosidade" nem nos dicionários gerais nem em dois dicionários médicos (I. Manuila et alii, Dicionário Médico, Lisboa, Climepsi Editores, 2003, e M. Freitas e Costa, Dicionário de Termos Médicos, Porto, Porto Editora, 2005). Apesar disso, se a intenção é veicular a noção de factores que se conjugam (isto é, que estão a par) numa morte, então as palavras co-morbilidade ou co-morbosidade afigurar-se-iam mais adequadas. No entanto, convém saber que o elemento de composição morbil- se reporta não às doenças em geral mas apenas a uma, o sarampo. Desta maneira, é co-morbosidade que se salienta como a forma mais adequada a veicular o sentido em questão. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa