Pode usar o termo medicina preditiva,1 que já se encontra atestado em L. Mauila et al., Dicionário Médico (Lisboa, Climepsi Editores, 2003). Nesta obra, medicina preditiva (preditiva não tem c) e medicina preventiva são abordagens diferentes:
medicina preditiva
«Conjunto de técnicas de investigação médicas e biológicas destinadas a determinar as predisposições para as doenças, a fim de permitir um tratamento adequado, antes mesmo do aparecimento dos sintomas e das complicações.»
medicina preventiva
«Originariamente, designava a aplicação dos princípios da prevenção por um médico a doentes individualmente considerados ou quando o médico exerce actividades de saúde organizadas no quadro da comunidade. Neste sentido, a medicina preventiva encontrou-se no passado limitada à prevenção primária. Actualmente, a medicina preventiva tende, na maior parte dos países, a assumir as responsabilidades de prevenção secundária e de prevenção terciária (segundo a OMS).»2
Manuel Freitas e Costa, no seu Dicionário de Termos Médicos (Porto, Porto Editora, 2005, s. v. medicina) não regista medicina preditiva, mas dá a definição de medicina preventiva: «ramo da medicina que assume os problemas e as responsabiliddes das prevenções primária, secundária e terciária.»
1 Sobre a aceitabilidade do adjectivo preditivo, as opiniões dividem-se, mas, devido sobretudo ao seu uso especializado, tende-se actualmente a considerá-lo como forma correcta, como demonstram as respectivas atestações no Dicionário Houaiss e no Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (ver também Textos Relacionados).
2 Mauila et al. definem assim prevenção: «conjunto de actuações médicas e sociais levadas a efeito para proteger a saúde dos indivíduos.»
Quanto aos tipos de prevenção (ibidem):
«prevenção primária: prevenção que visa salvaguardar a saúde dos indivíduos e evitar os acidentes.»
«prevenção secundária: prevenção que visa impedir o agravamento das doenças.»
«prevenção terciária: prevenção que tem por finalidade reinserir os doentes numa vida ou numa actividade normais e evitar sequelas tardias.»