A lexicalização é o fenómeno que consiste em integrar no léxico uma determinada unidade. A integração de um vocábulo novo no léxico é um exemplo deste fenómeno.
A composicionalidade é uma abordagem teórica que, no caso da linguística, parte do princípio que o significado do todo é composto pelo significado das partes que o compõem a que se acrescentam as regras que regem essa junção. Assim, o sentido de uma expressão composta resulta do significado das suas partes ordenadas de determinada forma, bem como o significado de uma frase é resultado do significado dos seus constituintes organizados de determinada forma.
Poderemos ainda opor a noção de sentido lexicalizado à de sentido composicional. Assim uma palavra com sentido lexicalizado será aquela cujo sentido já não depende de cada um dos seus elementos. É o que acontece, por exemplo, com água-pé, cujo significado de «bebida alcoólica» não está relacionado com os sentidos das palavras água ou pé, tomadas individualmente. Já uma expressão como «dia de Natal» admite uma leitura composicional que é resultado do contributo dado pelo significado individual de cada constituinte.
Disponha sempre!