Na verdade, a estrutura de cada uma destas palavras parece seguir o padrão dos compostos morfossintácticos (amor-perfeito = N + Adj., água-pé = N + N) e não há grande problema que seja assim explicado aos alunos. Mas repare que na formação do plural já começa a reflectir-se um fenómeno de lexicalização de água-pé: água-pés (ainda ocorre “águas-pés”).
Em termos de transposição didáctica, não é a designação que nos interessa mas a compreensão do que está por detrás dessa designação. A explicação de que se trata de palavras lexicalizadas envolve dois planos de análise:
1. significado da palavra complexa;
2. geração de novas palavras complexas, seguindo a mesma estrutura composicional.
Vejamos o plano do significado destas palavras complexas: em nenhuma delas, amor-perfeito e água-pé, o sentido da palavra final é a soma, o resultado, dos sentidos do N + Adj. ou do N + N que as compõem: amor-perfeito é uma flor, e água-pé, um vinho aguado. Isto não acontece com os termos que utilizou como exemplos: decreto-lei é um decreto que é lei, couve-flor é uma couve que tem a forma de uma flor. Daí que possa agora, talvez, ficar mais transparente o 2.º plano de análise: como gerar novas palavras complexas, do género de amor-perfeito ou água-pé, se não temos processo de formação de palavras que nos ensine a fazê-lo? Ou seja, a estrutura composicional, quanto ao sentido, perdeu-se. Daí que se diga que «a palavra complexa lexicalizada deixou de ter uma estrutura composicional, isto é, não existe nenhum processo de formação de palavras no português contemporâneo que permita gerar palavras como estas». Pouco a pouco, estas palavras entrarão na língua como palavras simples, fica para trás o sentido inicial que lhes deu origem. Veja a palavra embora: quantos sabem que já foi «em-boa-hora»? O que interessa para os alunos? Que saibam que estas duas palavras, amor-perfeito e água-pé, ainda são palavras complexas. São compostos, cuja estrutura é igual a N +Adj. e N + N, respectivamente. A primeira segue a regra geral de formação do plural dos compostos com esta estrutura, a segunda já está a seguir a regra geral de formação do plural das palavras simples.
Espero ter contribuído para o esclarecimento da sua dúvida.
Filomena Viegas
GramáTICª.pt
No caso de não estar ainda inscrito(a), por favor, entre como Visitante.