Idiomatismos do português: «arriar a giga» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Idiomatismos do português: «arriar a giga»

Justificar-se-ia, a meu ver, uma rubrica destinada a idiomatismos do português; muitos, dado que a sua origem se perde no tempo, são de difícil descodificação e de ainda mais difícil explicação.

Gostaria de saber a "história" de «arriar a giga».

Fica a sugestão! Muito obrigado!

João Ricardo Mendonça Professor/tradutor Lisboa, Portugal 3K

É difícil fazer a história de muitas expressões idiomáticas. Muitas devem ter que ver com situações do quotidiano presente ou passado.

«Arriar a giga», em sentido denotativo, significa: «pousar no chão ou em qualquer superfície plana uma cesta baixa e larga». Em sentido figurado é uma metonímia que significa «desabafar, insultar, dizer tudo o que se tem calado, refilar com alguém que está a importunar», como acontece com algumas vendedeiras quando lhes chega a mostarda ao nariz.

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Expressões idiomáticas; Atestação/Significado de palavras