Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Homonímia, homografia e homofonia

Como se chamam palavras que se dizem da mesma maneira mas que se escrevem da mesma maneira?

Nádia Rita Leitão Martins Portugal 6K

Não sei se percebi a pergunta, mas posso adiantar o seguinte:

Diz-se que são homónimas as palavras que se escrevem da mesma maneira, se dizem da mesma maneira, mas têm significados diferentes. Por exemplo: «Ele está são e salvo»; «São Jorge matou o dragão.»

Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».

Diz-se que são homófonas as palavras que se pronunciam da mesma forma, apesar de se escreverem de maneira diferente e de terem significados diferentes. Por exemplo: «O sapateiro fez um bom conserto»; «A orquestra deu um óptimo concerto».

Rui Gouveia