Hemóstase - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Hemóstase

Qual a grafia e pronunciação correctas[*]: "hemóstase" ou "hemostase"? Pronuncia-se como metástase?

As referências que encontrei [no dicionário Priberam e no sítio Educalingo] apontam para "hemóstase", mas, tendo em conta a origem da palavra (hemo+stasis), esta acentuação soa-me bizarra. 

[* Manteve-se a grafia correcta, anterior à norma ortográfica em vigor.]

Alexandre da Costa Balseiro Nicolau Enfermeiro Lisboa, Portugal 42

 A forma correta é hemóstase – «ação ou efeito de estancar uma hemorragia» –, do grego haimóstasis, eós 'medicamento para reter o sangue', o que significa que o termo português mantém, do grego, também a acentuação proparoxítona (isto é, esdrúxula).

Mesmo assim, existem oscilações, como observa o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001):

«[...] sendo breve a vogal radical grega, há o pressuposto de que tais compostos devam ser proparoxítonos, mas em verdade muitos deles, por uso, são preferentemente usados como paroxítonos, sobretudo na linguagem médica em geral, havendo, porém, dentro da própria área, esforços em favor da proparoxitonia: algóstase, anástase, antiparástase, antiperístase, apocatástase, apóstase, bacterióstase, catástase, diástase, epístase, halístase, hemóstase, hipóstase, isóstase, mesóstase, metástase, perióstase, perístase, próstase, zigóstase [...].»

De qualquer forma, hemóstase é a forma que há muito se fixou em português, pelo menos, numa perspetiva erudita, fundada na filologia (cf. Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966, de Rebelo Gonçalves, que era um classicista).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Léxico Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras