Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Garantístico

A palavra "garantístico/a" existe? Foi vista neste contexto:

«A inexistência de contrato de trabalho... não invalida que exista uma relação laboral... mas apenas que ela é mais precária e menos garantística para o trabalhador.»

Palmira Reis Secretária Guarda, Portugal 577

Embora não se encontre em dicionários gerais, o adjetivo garantístico é usado na Filosofia e no Direito, aplicado genericamente a leis e decisões que dão garantias de proteção e defesa de direitos dos cidadãos.

Assinale-se que o Dicionário Geral e Analógico da Língua Portuguesa (1948) de Artur Bivar regista garantismo, «doutrina social e económica de [Charles] Fourier [1772-1837], a qual consiste num estado de garantia mútua, ou antes, uma espécie de economia dirigida», e garantista, «que se relaciona com, ou diz respeito ao garantismo». O adjetivo em questão é um derivado do radical de garantista.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional; Semântica