Filho único e filho primogénito - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Filho único e filho primogénito

Se um homem e uma mulher tiveram três filhos, dos quais dois morreram, só lhes sobrando um vivo, este pode ser chamado de filho único desse homem e dessa mulher, ou filho único aplica-se apenas ao filho unigênito de um casal?

Se um casal tem uma filha, não tendo além dela nenhuma outra filha e também nenhum filho, devemos dizer que esta filha é filho único do casal ou que é filha única? A primeira hipótese fica um tanto estranha, mas desconfio que é a correta; já a segunda se me afigura como uma afirmação de que ela é a única filha do sexo feminino que o casal tem, nada afirmando quanto à existência ou não de filhos homens, mas dando a entender que pode existir pelo menos um deles.

Se uma filha é filho único e nascida em primeiro lugar, deve ser chamada de primogênito, ou primogênita de seus pais? Já se uma filha é o primeiro filho nascido de um casal, tendo depois nascido outras filhas e outros filhos, devemos dizer que esta filha nascida antes dos demais é a primogênita ou o primogênito de seus pais? Exemplificando: «Carla é o filho primogênito de Carlos e Mônica», ou «Carla é a filha primogênita de Carlos e Mônica»?

Ainda se um casal teve somente três filhas e nenhum filho, a primeira filha a nascer deve ser chamada de «filho primogênito», ou «filha primogênita» do casal?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 18K

Se um casal tiver tido três filhos, mas apenas um deles estiver vivo, poderá esclarecer: «Este é o nosso único filho vivo.»

Se um casal tiver apenas uma filha, deverá dizer: «Esta é a nossa única filha.» Se desejar esclarecer melhor, poderá acrescentar: «Não tivemos nenhum filho, apenas esta filha.»

Se um casal tiver tido uma filha primogênita, deve referir o sexo feminino, porque um dos princípios fundamentais da nossa língua é a distinção de género. Os adjectivos concordam normalmente com o género dos substantivos. Embora haja adjectivos invariáveis, eles são os menos frequentes.

Se um casal tiver apenas filhas, a que nasceu em primeiro lugar será identificada como primogénita.

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica