Éris, nome próprio de uma deusa e de um planeta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Éris, nome próprio de uma deusa e de um planeta

Como devo escrever "Éris" ou "Eris" (planeta anão do sistema solar)?

Filipe Pires Formador Porto, Portugal 42

Deve escrever-se Éris.

O planeta em apreço, descoberto em 2005 e inicialmente identificado como 2003 UB313, deve o seu nome ao da deusa da discórdia grega, Éris (cf. o Vocabulário da Língua Portuguesa que Rebelo Gonçalves publicou em 1966; e o Vocabulário Ortográfico da Porto Editora, disponível na Infopédia). Sobre esta figura da mitologia, transcreva-se o texto que o professor luso-romeno Victor Buescu (1911-1971) assina na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura:

«Deusa da discórdia, irmã e companheira de Ares (segundo Homero). Habitava nos Infernos, onde a iconografia antiga a representava cega, com uma cabeleira de serpentes presa com laços ensanguentados, em tétrica companhia do Sono (irmão da Morte), da Guerra mortífera, do Luto, da Dor, da triste Velhice e das "benevolentes" Fúrias, ou Euménides, suas filhas (no dizer de Hesíodo). Segundo uma tradição posterior, a Guerra de Tróia teria sido originada por É[ris], identificada entre os Romanos com Discórdia

Carlos Rocha
Tema: Origem de nomes próprios Classe de Palavras: nome próprio