As três frases apresentadas pela consulente estão corretas e são aceites em português.
Entre as frases «Ele subiu dois lanços de escadas» e «Ele subiu dois lanços de escada» a diferença prende-se com o uso da palavra escada: na primeira frase esta surge no singular e na segunda no plural. A utilização do termo escada com a aceção «conjunto de degraus» é muitas vezes feita de modo indistinto no singular e plural, sendo que a sua ocorrência no singular e no plural nem sempre é previsível.
A maioria dos dicionários de língua portuguesa não reconhece este uso indistinto, preferindo a utilização da palavra singular em situações em que se refere apenas a um único grupo de degraus, sendo a palavra plural relegada para os contextos em que se refere a vários grupos. Contudo, o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa inclui, na sua versão em linha, a expressão «lanço de escadas», dando, portanto, conta da utilização desta palavra no plural como referência a um único conjunto de degraus. Já o dicionário Infopédia apenas aceita expressões como «lanço de escada», apresentado como exemplo a frase: «Subiu a correr os sete lanços de escada». Isto indica que, se, por um lado, se pretende referir que os lanços pertencem a uma única escada, então, dever-se-á usar «dois lanços de escada»; se, por outro lado, se quer mencionar dois lanços que pertencem a mais do que uma escada, então, poder-se-á usar «dois lanços de escadas».
Todavia, uma pesquisa no corpus do Português de Mark Davies, na secção da atualidade, indica que se verifica uma tendência nos usos para a utilização da expressão «lanços de escadas», como em (1), do que «lanço de escada», como em (2), quando se refere um único conjunto de degraus.
(1) «Os três assaltantes desceram dois lanços de escadas.» (Jornal Público)
(2) «(…) ou subir vários lanços de escada com ela.» (Revista Visão)
No que concerne à frase «Ele subiu dois lanços das escadas», a utilização do artigo remete para a especificação do nome escada, ou seja, consiste numa escada particular conhecida pelos participantes na conversa, como por exemplo na frase (3) em que se faz referência a uma escada conhecida da cidade de Coimbra.
(3) «Ele subiu dois lanços das escadas monumentais.»