DÚVIDAS

Determinista e determinístico

Deve usar-se determinista, ou determinística? Exemplo: «abordagem determinista» (que vem da corrente filosófica inspirada no determinismo) ou «abordagem determinística»? Penso que o uso de determinística resulta de um anglicismo (deterministic).

Resposta

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é o único que regista o adjectivo determinístico com os seguintes significados: «relativo ao determinismo ou próprio do determinismo». Em relação ao vocábulo determinista, apresenta o seguintes significados: «(substantivo e adjectivo) — partidário do determinismo; relativo ao determinismo».

De acordo com estes vocábulos, poderemos dizer «Ele pertence à corrente determinista» e, por isso, «fez uma abordagem determinística».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa