Deliciosíssimo, superlativo de delicioso - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Deliciosíssimo, superlativo de delicioso

Como se escreve o superlativo de delicioso? Deliciosíssimo? Delicíssimo?

Alexandre Carneiro Q. mobilidade Vila Nova de Famalicão, Portugal 7K

Tendo como referência as regras da formação do superlativo absoluto sintético, que é feita «pelo acréscimo ao adjetivo do sufixo -íssimo» e «se o adjetivo terminar em vogal, esta desaparece ao aglutinar-se o sufixo» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 258), apercebemo-nos de que a forma correta é deliciosíssimo (tal como estudiosíssimo).

Nota: Só fazem o superlativo em -císsimo os adjetivos terminados em -z (idem) de que são exemplos capacíssimo [de capaz], felicíssimo [de feliz], atrocíssimo [de atroz], velocíssimo [de veloz] e, também, alguns cujo superlativo deriva da forma latina, sensivelmente diferente da da forma portuguesa do adjetivo (idem, p. 259), o que se observa em casos como amicíssimo [de amigo], dulcíssimo [de doce], inimicíssimo [de inimigo], simplicíssimo [ou simplíssimo, de simples].

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo