«Como se» ‘vs.’ «como que»
Qual a mais frase mais correcta: «Ele ergueu as mãos como se para mostrar que estava inocente» ou Ele ergueu as mãos como que para mostrar que estava inocente»? Obrigado.
Qual a mais frase mais correcta: «Ele ergueu as mãos como se para mostrar que estava inocente» ou Ele ergueu as mãos como que para mostrar que estava inocente»? Obrigado.
«Ele ergueu as mãos como que para mostrar que estava inocente» é que está correcto. Se utilizar «como se», tem de empregar o conjuntivo: «Ele ergueu as mãos como se mostrasse que estava inocente.» Note que o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, regista «como que» e «como se», referindo esta expressão como sinónima daquela. No entanto, as atestações do referido dicionário mostram que estas locuções têm usos diferentes: (1) «como que, loc. adv. quase, como se. 'Despediu-se com um simples adeus, como que a dizer que não tardaria a voltar.'» (2) «como se, loc. conj., de modo correspondente a uma situação hipotética. 'Veio ter comigo como se eu fosse o responsável pelo que aconteceu. Resolveu viajar como se não tivesse assuntos urgentes a tratar.'» Vemos que em (1) se segue um infinitivo («a dizer») a «como que», enquanto em (2) temos um verbo no pretérito imperfeito do conjuntivo/subjuntivo («fosse» e «tivesse»).
Napoleão Mendes de Almeida (ver «como que» em Dicionário de Questões Vernáculas, São Paulo, Editora Ática) atesta o uso de «como que» a preceder: a) verbos no indicativo: «como que media com os olhos»; b) adjectivos: «Estava como que pesaroso»; c) substantivos: «Ouviu como que uma voz de mulher.» Contudo, este gramático (op. cit.) confirma também a equivalência que o Dicionário de Morais estabelece entre «como que» e «como se», ou seja, permitindo que «como que» seleccione conjuntivo/subjuntivo (sublinhados meus): «Ainda hoje a expressão é ouvida de nossos caipiras: “Como que eu fosse rico.”»
Extraído do Imperador Clarimundo cita o exemplo “como que ele passara” (como se ele não tivesse passado).» Apesar de tudo, e porque me parece que estamos a lidar com as tendências de selecção gramatical de cada locução, recomendo o uso de «como que» com verbos no infinitivo (precedido de preposição) ou no indicativo, adjectivos e substantivos, reservando «como se» para o emprego do conjuntivo/subjuntivo. Deste modo, e assumindo que nas frases em causa há uma construção de infinitivo semelhante à que ocorre em (1) (e apesar de a preposição não ser a mesma), repito que a frase correcta é «Ele ergueu as mãos como que para mostrar que estava inocente».