Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As iniciais nos títulos de livros e filmes

O nome do filme deverá ser "O Desespero de Um Solteiro!" (o Um seria numeral com inicial maiúscula) ou "O Desespero de um Solteiro!" (o um seria artigo com inicial minúscula)? Acredito que ambos estejam igualmente corretos, mas qual o mais recomendado e por que razão?

Desde já, muito obrigado a vocês por toda a atenção e interesse e um abraço!

Sávio Christi Desenhista, escritor, pintor, roteirista, compositor e poeta. Vitória, Espírito Santo, Brasil 333

O mais correto será fazer a sua opção tendo conhecimento do texto do Acordo Ortográfico de 1990, que, no que respeita aos títulos, diz o seguinte, na sua Base XIX:

«c) Nos bibliónimos/bibliônimos (após o primeiro elemento, que é com maiúscula, os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula, salvo nos nomes próprios nele contidos, tudo em grifo): O Senhor do Paço de Ninães, O senhor do paço de Ninães, Menino de Engenho ou Menino de engenho, Árvore e Tambor ou Árvore e tambor.»

Aconselha-se, naturalmente, a uniformização da opção tomada, conforme o gosto pessoal e/ou a norma de estilo da entidade em causa. 

Aura Figueira
Campos Linguísticos: Coesão/Coerência