DÚVIDAS

Maiúsculas no título de um livro

Apesar de tema recorrente, mantenho uma dúvida: se pretender citar um livro cujo título se apresenta no original, por exemplo, "O João vai à escola", deverei fazê-lo de acordo com a norma de 1945 em maiúsculas, i.é, "O João Vai à Escola"? O novo acordo de 1990 estipula algumas alterações nesse sentido?

Obrigado.

Resposta

Sobre este assunto, o acordo ortográfico de 1945 diz na sua Base XLIV:

«Escrevem-se com maiúsculas iniciais, nas citações, os títulos e subtítulos de livros, de publicações periódicas e de produções artísticas: O Primo Basílio – Episódio Doméstico, Os Sertões, (...). No entanto, escrevem-se com minúsculas iniciais (ou minúscula exclusiva, se unilíteros), sem prejuízo de haver sempre maiúscula na primeira palavra, os seguintes componentes de títulos e subtítulos deste género: 1.°) formas do artigo definido ou do pronome demonstrativo afim; 2.°) palavras inflexivas (preposições, advérbios, etc.), simples ou combinadas com as mesmas formas; 3.°) locuções relativas a qualquer categoria de palavras inflexivas e combinadas ou não de modo idêntico.»

Assim, esta deverá ser esta a regra seguida. Ou seja, tomando o exemplo do consulente, dever-se-á escrever «O João Vai à Escola».

O acordo de 1990 permite maior flexibilidade na escolha da maiúscula ou minúscula nos títulos. Diz o seguinte na Base XIX:

«c) Nos bibliónimos (após o primeiro elemento, que é com maiúscula, os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula, salvo nos nomes próprios nele contidos, tudo em grifo): O Senhor do Paço de Ninães, O senhor do paço de Ninães, Menino de Engenho ou Menino de engenho, Árvore e Tambor ou Árvore e tambor.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa