A vírgula em questão está correta e justifica-se do ponto de vista sintático.
A construção apresentada inclui algumas particularidades sintáticas que importa analisar.
A meu ver, o sintagma «ele e todos os da sua casa» não integra o sujeito da oração, o que também é sinalizado pelo fenómeno de concordância, uma vez que o verbo crer se encontra no singular. Na verdade, o sujeito desta oração é nulo subentendido, sendo recuperável pelo contexto como uma terceira pessoa do singular, que tem como referente «o pai».
Por seu turno, o sintagma «ele e todos os da sua casa» é uma estrutura parentética1, que se caracteriza por introduzir uma informação adicional e por formar uma unidade autónoma do ponto de vista prosódico. É este facto que justifica a colocação da vírgula antes deste segmento frásico.
Algo semelhante acontece na frase (1):
(1) «O João, e alguns colegas do trabalho, vai viajar.»
No caso da frase em apreço, o aparecimento do pronome ele na construção parentética poderá ficar a dever-se a uma construção de reforço / retoma, que pragmaticamente veicula a ideia do coletivo: a crença se estendeu a ele e a todos os membros da sua casa.
Disponha sempre!
1. Para se aprofundar a questão da coordenação parentética, leia-se Matos e Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 1782-14783.