DÚVIDAS

Ainda senão e «se não»

Bem sei que a questão «senão/se não» já foi muitas vezes aqui respondida. No entanto, procurando em todas as vossas respostas, continuo sem ter a certeza de qual a forma adequada nesta frase: «Não sei se o leitor já reparou, mas a História é um bocado machista. Senão, veja: neste mês celebram-se os vinte anos da queda do Muro de Berlim.»

Deveria ser «se não», estando o verbo reparar subentendido? «Se não reparou, veja». Ou pode ser senão, significando «de contrário»?

Peço desculpa por vos maçar com uma questão já tantas vezes colocada. Aproveito para dar os parabéns pelo vosso trabalho e também para vos agradecer as tantas dúvidas que me tiram.

Obrigado.

Resposta

Este caso é ambíguo: é possível ocorrer tanto o advérbio senão como a sequência da conjunção se com advérbio de negação numa construção elíptica em lugar de uma oração:

1 – «Não sei se o leitor já reparou, mas a História é um bocado machista. Senão [= «de contrário, de outro modo»], veja: neste mês celebram-se os vinte anos da queda do Muro de Berlim.»

2 – «Não sei se o leitor já reparou, mas a História é um bocado machista. Se não [= «se não reparou/se não é machista/ se não é assim1 »), veja: neste mês celebram-se os vinte anos da queda do Muro de Berlim.»

1 «...se não é assim»: agradeço esta paráfrase ao consulente Fernando Bueno.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa