Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Acácias-mimosas

Como se deve escrever o nome da seguinte via: «Rua das Acácias-Mimosas» ou «Rua das Acácias Mimosas» (com/sem hífen)? Dado que é uma espécie botânica, coloca-se também a dúvida da concordância entre Acácias e Mimosa/s?

Gratos pela Vossa atenção.

Estela Alves Toponímia Portimão, Portugal 390

Escreve-se acácia-mimosa, e o plural é acácias-mimosas.

Em relação à escrita de topónimos, recorde-se que o termo que denota a categorização do logradouro público (rua, avenida, praça, largo, etc.) pode grafar-se quer com maiúscula e minúscula no começo da palavra [cf. Acordo Ortográfico de 1990, Base XIX, 2, (i)]: «rua/Rua das Acácias-Mimosas». Contudo, o nome ou expressão que determina o apelativo toponímico deve ter maiúscula iniciais («rua das Acácias-Mimosas», e não «rua das "acácias-mimosas").

Carlos Rocha
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Maiúsculas/minúsculas