A pronúncia de cherovia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia de cherovia

Ouvindo na RTP pronunciar a palavra cherovia com o a aberto, fiquei com esta dúvida: não será, antes, com o o soando "u" ("cheruvia")?

Já agora: o termo recomendado não é cherivia?

João Carlos Amorim Bancário Lisboa, Portugal 4K

Segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, a pronúncia de cherovia é /cheruvía/. Este dicionário, nesta palavra, remete para cherivia, cuja pronúncia é /cherivía/, o que coincide com a interpretação do consulente, ou seja, a palavra preferencial deveria ser cherivia.
No entanto, o uso não tem ido nessa direção. Vale a pena recordar que, para o mesmo tubérculo, há uma panóplia de designações, variação de duas:

a) cherovia, cherivia, cheruvia;
a) pastinaga, pastinaca.

Tendo em conta as duas designações-base, numa pesquisa eletrónica, as versões mais utilizadas são cherovia com 16 600 ocorrências e pastinaca com 433 000. Voltando a cherivia, a forma preferida pelo GDLP, ela ocorre 5970 vezes, enquanto cheruvia surge em 2250 situações.

A palavra cherovia é, também, a que surge associada ao Festival da Cherovia, na Covilhã.

Edite Prada
Áreas Linguísticas: Fonética; Léxico Campos Linguísticos: Pronúncia; Atestação/Significado de palavras