A pronúncia correspondente à letra o - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia correspondente à letra o

Gostaria de saber se existe alguma regra que defina o som da letra o: quando se lê "ó", "u" ou "ô".

Muito obrigado.

Paulo Gonçalves Desempregado São Paulo, Brasil 11K

Existem algumas regras de acentuação que permitem distinguir o fechamento e a abertura de vogais, embora muitas vezes seja necessário consultar um dicionário para conhecer a pronúncia adequada de uma dada palavra, já que muitas se regulam pela etimologia.

Em relação à vogal o, quando estamos perante sílaba tónica assinalada com acento gráfico, pronunciamos o aberto, se estiver marcado com acento agudo, como em avó, hóquei ou ótimo, e o fechado, se a vogal apresentar acento circunflexo, como em avô ou sôfrego; não havendo sinal gráfico, como acontece com muitas palavras paroxítonas (graves na terminologia mais usada em Portugal) e algumas oxítonas, a vogal pode ser aberta ou fechada: porta, mas Porto1; «saber de cor uma canção» ("cór"), mas «os campos têm uma bela cor» ("côr").

1 Há casos em que pode prever-se a abertura da vogal: o singular de substantivos e adjetivos como porco, palavra grave com o fechado na sílaba tónica, tem o aberto na sílaba tónica do feminino e do plural: porca, porcos; substantivos com o fechado tónico na sílaba tónica podem corresponder a formas verbais homógrafas e semanticamente afins com o aberto: acordo («assinaram um acordo»), com o fechado, mas acordo («acordo cedo», do verbo acordar), com o aberto.

Susana Ramos
Áreas Linguísticas: Fonética; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Pronúncia; Fenómenos fonéticos