O enunciado — «A pomba teria morrido, sem a ajuda da formiga?» — é, de facto, um tipo de frase interrogativa de polaridade negativa, pois não há dúvida de que tem as características de cada uma das classificações:
— interrogativa, porque «corresponde à formulação de uma pergunta, tendo funções pragmáticas distintas como um pedido de informação» (Dicionário Terminológico);
— de polaridade negativa1, que decorre da presença da preposição de sentido negativo sem, um dos marcadores de negação (tal como não e nem), definidos como «núcleos que negam as unidades sobre as quais têm escopo» (Mira Mateus et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003, p. 771).
1 Segundo Gabriela Matos, «nos constituintes negados, a polaridade negativa decorre da presença de certas unidades, os marcadores de negação [não, nem, sem] e os quantificadores negativos [os itens lexicais ninguém, nenhum, nada, nunca, que podem por si sós ou em combinação com nomes formar uma expressão negativa]» (idem, p. 773).