O emprego dos pares de termos positiva vs. negativa ou afirmativa vs. negativa para identificar os valores de polaridade de um enunciado é conforme à própria definição apresentada no subdomínio B6. Semântica frásica. «Aplicado à semântica da estrutura frásica, este termo envolve dois valores: afirmativo e negativo. Diz-se que um enunciado tem uma polaridade afirmativa quando expressa uma asserção positiva (ex. O João voltou). Um enunciado com uma polaridade negativa é aquele que expressa uma asserção negativa [ex. (1) O João não voltou. (2) Ninguém veio.]»
Do ponto de vista da transposição didáctica seria aconselhável fixarmo-nos no par afirmativa vs. negativa, uma vez que está de acordo com a definição da TLEBS e é mais congruente com o respectivo conteúdo de funcionamento da língua, no Programa de Língua Portuguesa do Ensino Básico.
A propósito do conceito de polaridade, remeto para as outras respostas já publicadas no Ciberdúvidas sobre este tópico, que estarão em parte, como refere, na origem da sua questão [ver mais abaixo].
Ao dispor,
GramáTICª.pt