A origem da palavra bus - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem da palavra bus

Gostaria de saber, pedindo, desde já, desculpa por poder ser uma repetição a pergunta, qual a origem da palavra bus. É um anglicanismo? Vem do latim, de omnibus (não creio que seja esta palavra, já que, penso, se encontra no dativo ou ablativo do plural, de omni).

Grato pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho que têm desenvolvido.

Joâo Gomes Professor Porto, Portugal 4K

A palavra bus, que é um anglicismo (ou anglicanismo, embora este termo seja menos usado), provém da palavra latina omnibus, que entrou nas línguas modernas por intermédio da língua francesa. Em Portugal, os horários do caminho-de-ferro já indicaram os comboios omnibus como aqueles que paravam em todas as estações e apeadeiros.

No Brasil, a palavra ônibus é usada para os meios de transporte colectivos urbanos de superfície. 

Os ingleses, com o seu sentido prático, reduziram a palavra omnibus a bus.

N. E. (6/1/2017) A forma ônibus (no Brasil)/ónibus (em Portugal e nos PALOP e Timor-Leste) corresponde a uma palavra esdrúxula, ou seja, a uma palavra que tem acento tónico na antepenúltima sílaba. A relação entre ônibus e omnibus explica-se pelo facto de o elemento de composição omni-, que se conserva no português de Portugal (omnipotente, omnisciente), passar a oni- na variedade brasileira (onisciente, onipotente). Outro caso em que, no português do Brasil, a sequência -mn- passa a -n- é o de anistia, que em Portugal é sempre amnistia (ler aqui).

A. Tavares Louro
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico