Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem da expressão «roubo de igreja»

Qual a origem da expressão «roubo de igreja», quando, num jogo de futebol, uma das equipas é claramente favorecida?

António Sá Téc. de informática Maia, Portugal 4K

Não foi possível encontrar a origem factual da expressão em apreço. De qualquer modo, trata-se simultaneamente de uma metáfora e uma hipérbole, na medida em que se encaram decisões discutíveis ou injustas da arbitragem de um jogo de futebol (por exemplo, golo anulado ou o contrário – golo validado – grande penalidade não ou mal assinalada) como um sacrilégio, isto é, como um acto de desrespeito por objectos e lugares de valor religioso.

É uma expressão do chamado futebolês, em Portugal, não propriamente da gíria dos profissionais, mas característica dos treinadores e dos dirigentes menos tolerantes com a arbitragem.

Carlos Rocha
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico