DÚVIDAS

A locução prepositiva «de acordo com» (II)

Tenho lido em textos que me são enviados para revisão a locução prepositiva «de acordo com» grafada da seguinte forma: «de acordo o», «de acordo a».

Na primeira vez que vi essa construção, pensei imediatamente que o autor teria escrito a locução e deixado inadvertidamente de inserir a preposição com. No entanto, o autor continuou a usar a mesma locução em outros trechos do texto, e depois eu a encontrei também em outros textos, o que é suficiente para que eu comece a pesquisar em busca de encontrar a fonte desse tipo de construção ou alguma coisa que justifique o seu emprego.

Gostaria de saber se essa regência existe e deve ser acatada na língua culta.

Obrigada.

Resposta

A forma correta da locução prepositiva em questão é «de acordo com».

Embora «de acordo com» não tenha registado como subentrada de acordo em fontes dicionarísticas brasileiras (pelo menos, nas consultadas para elaboração desta resposta), pode confirmar-se que a locução integra a preposição com, por exemplo, nas definições de segundo e conforme, quando estas palavras ocorrem como preposições sinónimas (sublinhado nosso):

(1) «segundo2  se•gun•do prep De acordo com; conforme, consoante» (Dicionário Michaelis)

O mesmo acontece, quando se procura conforme, que pode empregar-se como preposição:

(2) «conforme [...] preposição de acordo com; segundo, consoante [...]» (Dicionário Houaiss; ver também Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, 2003)

Mesmo assim, assinale-se que em dicionários portugueses a locução figura como subentrada de acordo,  como se verifica no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, que dá abonações:

«de acordo com alguma coisa ou alguém, loc. prep., em consonância, em conformidade com; segundo alguma coisa ou alguém. "Não que numa viagem ou outra não houvesse problemas sérios, ou pessoas aborrecidas. Mas não eram os da terra. Eram outros, e tinham de ser resolvidos de acordo com as leis do mar." (J. de Sena, Sinais de Fogo, p. 448). "Apesar disso e como 'medida cautelar' – de acordo com [o Secretário de Estado] – o Ministério da Agricultura 'está a fazer um levantamento dos efeitos da seca" (Expresso, 14.3.1992).»

Também os dicionários da Porto Editora (em linha na Infopédia) e da Priberam associam a locução à entrada de acordo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa