DÚVIDAS

A locução «em relação a»

Vi alguma uma resposta do Ciberdúvidas sobre «em relação com» como organizador textual, na qual o consideravam como um galicismo a evitar.

Porém, fiquei com dúvidas no uso da mesma expressão no seguinte enunciado:

«Escolha a opção correta em relação com o texto que vai ouvir.»

Agradeço o esclarecimento. Muito parabéns pelo excelente trabalho!

Resposta

Nos instrumentos de normalização linguística consultados, não se faz referência à locução prepositiva (ou preposicional) «em relação com», presente na frase «Escolha a opção correta [em relação com] o texto que vai ouvir.».

A locução correta é «em relação a», a que o Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, e o Novo Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintáctico, da Lello Editores, fazem alusão, apresentando uma base preposicional: SP preposição + nome (Raposo, 2013). Esta locução prepositiva equivale, no contexto em causa, a:

(1) «Escolha a opção correta quanto ao texto que vai ouvir.» ou «Quanto ao texto que vai ouvir, escolha a opção correta.»
(2) «Escolha a opção correta relativamente ao texto que vai ouvir.» ou «Relativamente ao texto que vai ouvir, escolha a opção correta.»
(3) «Escolha a opção correta face ao texto que vai ouvir.» ou «Face ao texto que vai ouvir, escolha a opção correta.»
(4) «Escolha a opção correta no que diz respeito ao texto que vai ouvir.» ou «No que diz respeito ao texto que vai ouvir, escolha a opção correta.»
(5) «Escolha a opção correta no que concerne ao texto que vai ouvir.» ou «No que concerne ao texto que vai ouvir, escolha a opção correta.»

Pode acontecer, em determinados contextos sintáticos, que algumas estruturas reflitam a regência do verbo relacionar(-se) (regência verbal), do nome relação (regência nominal) e do adjetivo relacionado (regência adjetival), justificando-se o uso da preposição com:

(6) É fácil relacionar os conteúdos de História [com os de Português – CO].
(7) Nós sempre nos relacionámos [com pessoas interessantes – CO].
(8) Tu nunca tiveste uma relação estável [com o teu pai – CN].
(9) Mantemos relações diplomáticas [com o Brasil – CN].
(10) Essa decisão tão radical está relacionada [com o teu assalto – CA]?
(11) Estamos muito bem relacionados [com o poder político – CA].

Bibliografia consultada

Ramalho, Énio (1999). Novo Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintáctico. Lello Editores.

Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva e Xavier, Maria Francisca (2013). Preposição e Sintagma Preposicional. In Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva; Nascimento, Maria Fernanda Bacelar do; Mota, Maria Antónia Coelho da; Segura, Luísa; Mendes, Amália. Gramática do Português (Volume II, Capítulo 32, pp. 1503-1506). Fundação Calouste Gulbenkian.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa