A forma páteo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A forma páteo

Gostaria de saber se a palavra "páteo" existe e se é correto utilizá-la. Pergunto, porque a encontro aplicada, nomeadamente em nomes de estabelecimentos comerciais, mas não a encontro no dicionário – aí, consta apenas pátio, com i.

Obrigada!

Patrícia Santos Carvalho Estratega de marca Lisboa, Portugal 5K

Páteo era a grafia existente antes de a reforma ortográfica de 1911 ter fixado a forma atual, pátio. Por exemplo, no Dicionário Prático Illustrado de Jayme de Séguier, de 1910 (Lisboa, Empresa do Dicionário Prático Illustrado, p. 845), poderá encontrar-se a palavra com a grafia antiga e o seu significado. Após 1911, a sucessão de acordos ortográficos e as regras que se incrementaram consolidaram pátio na escrita. A razão pela qual se observa páteo em vários estabelecimentos prende-se com a possibilidade de o estabelecimento ser antigo ou porque está na moda dar um ar clássico.

Filipe Carvalho
Tema: História da língua Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Ortografia de palavras/Adaptação de estrangeirismos