De acordo com Raposo e Xavier, as «preposições são palavras invariáveis e geralmente monossilábicas, cuja função consiste em estabelecer uma relação sintática e semântica entre duas expressões». A primeira expressão será aquela que determina o aparecimento da preposição, que, por sua vez, vai determinar o aparecimento do elemento a constar no interior do grupo preposicional. Desta forma, na expressão apresentada em (1), fotografia é núcleo do grupo nominal e é o nome que exige a presença da preposição de. Esta preposição é o núcleo do grupo preposicional «da Rita», o qual exerce a função de complemento do nome (nominal):
(1) «A fotografia da Rita»
A palavra conforme pode ser usada como preposição, em contexto em que «marca[m] uma relação semântica de correlação ou de correspondência»2. Assim sendo, na frase apresentada pelo consulente, transcrita em (2), observamos a ação de conforme, que estabelece uma relação de correspondência entre o verbo realizar e o grupo nominal «as instruções»:
(2) «Realizei o procedimento conforme as instruções.»
Note-se, ainda, que no grupo preposicional, «conforme as instruções» se considera que o núcleo é a preposição conforme e não instruções, porque é aquela que determina o aparecimento do nome que a segue.
Por outro lado, conforme não poderá ser classificado como um advérbio, uma vez que a classe do advérbio não desempenha a função de estabelecer relações entre palavras/grupos de palavras, antes tem a função geral de veicular «informação de natureza circunstancial, semanticamente diversa, sobre a situação descrita por uma frase»3, entre outras funções.
Refira-se também que conforme poderá ainda ser usado como conjunção, tal como se explica nesta resposta (aqui).
Relativamente à frase apresentada pelo consulente, poderemos, sim, afirmar que o grupo preposicional «conforme as instruções» tem, no seu todo, um comportamento semelhante ao de um advérbio, uma vez que fornece informação sobre a forma como se processou a situação «realizar o procedimento». É este grupo preposicional que incide sobre o verbo realizar, modificando-o. Daí desempenhar a função de modificador do grupo verbal (adjunto adverbial).
Disponha sempre!
1. in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p.1497.
2. Id., ibid., p. 1562.
3. Id., ibid., p. 1569.