Como se designa a qualidade do que é meloso? "Melosidade" ou "melosice"? Não encontro ambas as palavras no dicionário...
Obrigado.
Li num manual de redação jornalística que as pessoas usam a flexão equivocada do substantivo patim.
No coloquial, cá em minha cidade sempre escuto coisas do tipo:
— Mamãe, deixe eu andar de patins lá fora.
— Pedi que ele escolhesse o seu presente, e ele escolheu um patins.
No tal manual figura que o certo seria:
— Andar de patim, um patim. Até porque ninguém pede para andar de bicicletas, de carros, ou pede um pastéis, um chopes, um clipes.
O quê afinal é correto?
Qual o significado da palavra homólogo?
Exemplo:
«O Eurostat reviu em alta ligeira a variação homóloga do PIB da zona euro e da UE no primeiro trimestre também foi revisto em alta.»
«Cavaco consternado com morte do seu homólogo polaco.»
Qual é o gentílico de Roterdão, Holanda?
Gostava de saber o significado de:
— Água corrente não mata gente.
— Água detida, má para bebida.
— Água fervida tem mão na vida.
— Com malvas e água fria, faz-se um boticário num dia.
— Quem se lava e não enxuga, toda a pele se lhe enruga.
— Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.
Por favor identifiquem nos seguintes frases algumas figuras de estilo:
«Tinha das mulheres lindas as graças belas, infindas de encantos, encantos mil.»
«E no seu todo brilhava o ar mais doce e gentil.»
Por outro lado aprendi que num texto poético se expressa o eu, sentimentos e por aí adiante. Será possível um texto poético ser descritivo?
Como identificar o sujeito poético dum texto poético? Que metodologia seguir para alcançar esse objectivo?
Gostaria, se possível, que a minha questão fosse respondida pelo grande linguista, o Dr. D´Silvas Filho. É usual a utilização, em contexto de escola, de vocábulos como director de turma, encarregado de educação, aluno, coordenador de departamento, director pedagógico... Estas palavras devem ser grafadas com maiúsculas?
Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.
Gentílico da Pisídia, antiga região da Ásia Menor, é "písida", ou "pisida"?
Muito obrigado.
Agradecia que me informassem, se possível, qual a origem e o significado correcto da expressão «para mal dos meus pecados».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações