Acentuação de nomes de origem grega
Tenho sempre muitas vezes dúvidas quanto à acentuação correcta de palavras gregas em português. As minhas dúvidas actuais são como dizer as seguintes palavras: "Átrida" ou "Atrida"; "Artémis" ou "Ártemis"; "Heráclito" ou "Heraclito".
Tenho a certeza de que há muitos mais pares como estes que já me causaram dúvidas noutras alturas, mas estes são os exemplos de que me lembro. Agradecia se me pudessem esclarecer, e ainda mais se me pudessem dar uma regra para o caso geral.
O significado e a origem da expressão «Fazer as coisas à cabralina»
Qual a origem e o significado da expressão «Fazer as coisas à cabralina»?
Obrigada.
A origem da expressão «ser meio belga»
Gostaria de saber a origem da expressão «ser meio belga».
A origem da palavra estudar
De onde vem a palavra estudar?
A função de «recursos naturais» na frase «o futuro depende dos recursos naturais»
Gostava de saber se, na frase «o futuro depende dos recursos naturais», «recursos naturais» exerce a função de complemento indirecto.
Gostava também de saber porque é que, na resposta à pergunta 2911 (Qual a função do termo «de peixes», na frase «Alguns animais alimentam-se de peixes»?), a função «de peixes» não pode ser complemento circunstancial de meio.
Muito obrigada.
Acerca do verbo transcrever
Gostaria que me fizessem o favor de esclarecer se o verbo transcrever se pode usar no sentido de «escrever tal e qual como se fala». É diferente da linguagem coloquial, e serviria, por exemplo, para uma afirmação no sentido pejorativo, como seja: «Este tipo não escreve, transcreve.»
Obrigado pela atenção.
«Eles próprios» e «eles mesmos»
Em textos escritos por mim (trabalhos e coisas similares), os professores corrigem-me quando escrevo «eles próprios» em vez de «eles mesmos» e vice-versa.
Mas qual a diferença, se a houver, e qual a regra para o seu uso?
(Aparte: creio até que o F. Pessoa dizia qualquer coisa sobre isto.)
«Fogão de lenha» e «fogão a lenha»
Gostaria de saber qual o correto: «fogão de lenha», ou «fogão a lenha», pois encontramos as duas opções. Qual a diferença entre vaivém e «vai e vem», uma vez que deparamos, sempre, com as duas?
Obrigada.
A expressão «turista de pé-descalço»
Gostaria de saber se, na expressão «turista de pé descalço», existe ou não um hífen a ligar as duas últimas palavras.
Agradeço a resposta desde já.
O uso de «vem chegando» e «vai chegando»
«Passei por isso (a dolorosa morte da mulher)! Muitos passam também. A tudo superei, fui além das saudades. Agora vem chegando a minha vez.»
Na frase acima, do ponto de vista do autor, que vê aproximar-se a morte, penso estar correto o uso de «vem chegando». Poderia utilizar-se também a expressão «vai chegando»?
Obrigado.
