DÚVIDAS

A função de «recursos naturais» na frase «o futuro depende dos recursos naturais»

Gostava de saber se, na frase «o futuro depende dos recursos naturais», «recursos naturais» exerce a função de complemento indirecto.

Gostava também de saber porque é que, na resposta à pergunta 2911 (Qual a função do termo «de peixes», na frase «Alguns animais alimentam-se de peixes»?), a função «de peixes» não pode ser complemento circunstancial de meio.

Muito obrigada.

Resposta

A expressão «recursos naturais» é um objecto indirecto no contexto em apreço, se utilizar a terminologia de Celso Cunha e Lindley Cintra, tal como a aplicam na Nova Gramática do Português Contemporâneo (1984, pág. 144).

Numa terminologia mais recente, a que é apresentada no Dicionário Terminológico, destinado aos ensinos básico e secundário, diz-se que se trata de um complemento oblíquo, isto é, um complemento introduzido por preposição que não pode ser substituído pelo pronome pessoal lhe.

Quanto à segunda questão, a resposta em causa recorre à terminologia de Cunha e Cintra (ver acima). No entanto, se tivermos em conta a Nomenclatura Gramatical Portuguesa de 1967, é possível a classificação que propõe.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa