Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 8K

Em 14/7/2010, em consulta feita por Artur Crisóstomo, afirma ele que «num desses sítios encontrei a seguinte regra: quando uma preposição antecede o pronome relativo, caso [a preposição] possua uma sílaba usa-se que ou quem, caso possua duas ou mais sílabas usa-se qual. Deram os seguintes exemplos: «O homem com quem falei era muito rico» e «O restaurante sobre o qual te falei foi comprado pelo meu irmão.»

No que tange a essa regra, que já vi citada na Nossa Gramática, do prof. Luís Antônio Sacconi, afirma o prof. Carlos Rocha que «A respeito da relevância do número de sílabas para a selecção de pronomes relativos, tenho a dizer não existe a regra encontrada pelo consulente: 3 – «O homem OK com quem/OK sobre quem falei era muito rico.» 4 – «O restaurante OK sobre o qual/OK no qual te falei foi comprado pelo meu irmão.» No exemplo 4, já que tal regra não existe, poderíamos dizer e escrever «O restaurante sobre que te falei foi comprado pelo meu irmão»? A propósito, após a preposição sob também só se admite o qual. Ex.: «Era uma ponte em arco, sob a qual corriam águas remansosas.»

Obrigado.

Pedro Neves Mota Artista Lisboa, Portugal 11K

Gostava, se possível, de saber a etimologia do apelido Mota, a sua origem e o seu brasão.

Obrigado.

Ana Trindade Estudante Lisboa, Portugal 14K

À partida, o prefixo eco- não se separa com hífen, conforme o Ciberdúvidas regista numa resposta. A minha dúvida refere-se à palavra "eco-oficina". Nos exemplos apresentados, mesmo quando seguido de vogal, não existe hífen. Contudo, se essa vogal for um o, qual será a melhor grafia: "eco-oficina", "ecoficina", ou "ecooficina"?

Cleto Simão de Souza Engenheiro agr{#ó|ô}nomo Cacoal, Brasil 8K

Tenho dúvidas na formação da palavra agrosilvopastoril. Seria correto grafar agrossilvipastoril, com  dois esses e a letra i na sílaba -vi-?

A formação da palavra se dá por justaposição, ou parassíntese?

Peço que me esclareça. 

Obrigado.

Roberto Romero Funcionario público Sorocaba, Brasil 81K

Gostaria de saber se é correto utilizar V.Sa ou Ilma para pessoas do sexo feminino. Ou é indiferente?

Pergunto isso pois visualizei, em um site da Editora Meca, que tal tratamento é incorreto e que somente pode-se usar DD ou Sra.

Por favor, trabalho com correspondencias e não gostaria de maltratar nossa língua, compreende?

Agradeço sua atenção.

No aguardo de sua resposta.

Andreia Nunes Estudante Albufeira, Portugal 4K

Gostaria de saber como se lê o nome próprio Aziz. Como a palavra não tem acento no A, não sei se ao lermos devemos acentuá-la aí ou não.

Obrigada.

Joana Lisboa Professora Ponte de Lima, Portugal 23K

O Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o 4.º ano de escolaridade, tem como uma das competências a desenvolver «Distinguir sons vocálicos e consonânticos». Esta distinção tem apenas a ver com as vogais (sons vocálicos) e as consoantes (sons consonânticos), ou com o encontro de duas vogais (ditongos) e duas consoantes (dígrafos)?

Agradecia que me esclarecessem, para não cair em erro.

Desde já obrigada.

Beatriz Lopes Designer gráfica Almada, Portugal 3K

Gostava que me esclarecessem, por favor, é "trignometria", ou "trigonometria"?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 12K

Gostava de saber o significado de baril no dicionário. É uma palavra que se diz muito (e eu também a digo bastante), penso que sinónima de porreiro, mas que, ao contrário da segunda, não encontro dicionarizada...

Obrigado.

Sara Monteiro Professora/escritora Lisboa, Portugal 8K

Estou a fazer uma revisão de um texto de uma autora brasileira e deparei-me com "mercúrio cromo". Andei a pesquisar e encontrei estas versões:

"mercúrio-crómio" (cromo)

"mercúrio crómio" (cromo)

"mercúriocrómio" (cromo).

Qual destas versões é a correcta?

Muito obrigada.