Há diferença, ao menos semântica, entre os verbos dissociar e desassociar?
Como fazer transcrição fonética das palavras da língua portuguesa?
Na frase «O pastor tratou dos camelos quando estavam no deserto», «quando estavam no deserto» é uma oração subordinada temporal. Isto é função sintáctica? Ou será que a função é complemento circunstancial de tempo?
Gostaria de saber se é possível elucidar-me quanto à subclasse das palavras silêncio e riso. Será que são nomes concretos, ou abstractos? Obrigada pela atenção.
Qual a grafia correcta de palavras como "intra-operatório" (ou "intraoperatório"), "infrainguinal" (ou "infra-inguinal")? E "per-operatório" (ou "peroperatório")? E "interestadual" (ou "inter-estadual")?
Muito obrigado.
Seguir é um verbo copulativo?
Gostava de saber como se chama aquele que faz triagens. Passo a explicar: há uma pessoa que está encarregada de fazer a triagem no reenvio de e-mails, como vou chamar? "Trieiro"?
Obrigada.
Como se classifica morfologicamente a palavra brilhante na frase «Eles apanharam uma moeda brilhante»?
Depois de ler as perguntas da palavra prequela, verifiquei que, nas interessantes respostas dadas pelo vosso colaborador, nada se fazia para além de criticar a utilização de tal palavra (mamarracho e tal e coisa). O que desejava saber é se existe alguma palavra com igual significado, na língua portuguesa. E caso exista, qual.
Obrigado.
Qual o significado jurídico-trabalhista do termo habitual?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações