Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
António A. Técnico Maia, Portugal 5K

Queria, antes de mais, agradecer a possibilidade de aceder a este fórum a que tantas vezes recorro para esclarecimento de dúvidas. Aquela que hoje aqui queria deixar prende-se com a transcrição, em textos de processos, do que uma testemunha disse. Assim, vê-se: «(...) e ele testemunha disse que...»

Pergunta: testemunha deverá ser escrito entre aspas, ou aqui não é necessário? A minha dúvida põe-se devido a testemunha poder ser utilizado como uma forma verbal do verbo testemunhar. Claro que neste exemplo não causa confusão, mas há situações em que poderá causar.

Rúbens R. Assistente jurídico Porto Velho, Brasil 50K

É correta a utilização da vírgula após o que neste caso específico?

«Ocorre que, o sobredito delito já fora investigado no inquérito policial n.º 00/0000-DECCV, instaurado em 00.00.000.»

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 8K

Na frase «O comportamento dos soldados era bem-visto pelo comandante», como deve ser analisado sintaticamente o termo bem-visto? A frase me parece ter um "jeito" de voz passiva, à semelhança de «O comportamento dos soldados era admirado pelo comandante». «Pelo comandante» seria complemento nominal no primeiro caso e agente da passiva no outro?

Rita Andrade Estudante Lisboa, Portugal 4K

Será que me podiam ajudar a classificar a última oração destas frases: «Isto é o que se deve fazer ao sal que não salga. E à terra que se não deixa salgar, que se lhe há de fazer?»?

Anabela Cura Professora Ponta Delgada, Portugal 26K

A palavra felicidade (lat. felicitas) deve considerar-se como uma base lexical, e não uma palavra derivada sufixal de feliz (do lat. felix)?

Marco M. Médico Porto Alegre, Brasil 5K

Mais uma consulta em relação à pronúncia de siglas. Como me oriento, em termos de sílaba tônica, para pronunciar Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul). Digo "Símers", ou "Simérs"?

Emília Tavares Professora Pelotas, Brasil 14K

Existe a expressão «próximo presente»? Ou apenas «próximo passado» e «próximo futuro»? Por exemplo, no dia 10 de novembro, posso usar para o dia 5 de novembro «próximo presente»? Ou isso não existe?

Rui Pinteus Secretário Cadaval, Portugal 5K

Como se denominam os habitantes de Pragança?

(A aldeia de Pragança faz parte do concelho de Cadaval e não é a cidade de Bragança)

Quais as regras a seguir para alcançar o gentílico?

Cristina Batista Professora Guarda, Portugal 24K

Nas regras da translineação, o hífen coloca-se no fim da linha onde se escreve, respeitando as regras da translineação, separando assim a palavra. Também se pode ensinar a colocar o hífen por baixo da palavra separada?

Mariana Ferreira Professora Maputo, Moçambique 154K

Gostaria de saber qual o plural de pôr-do-sol.