A pronúncia de prestação - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia de prestação

Obrigada pelo vosso bom serviço.

Gostaria que me esclarecessem se existem duas formas de pronunciar a palavra prestação. Isto porque, quando se diz que se paga uma porção de dinheiro de uma dívida, ouço dizer "prestàção", mas quando se diz, erradamente, como sinónimo de desempenho, ouço: "prestação".

Noémia Lemos Professora 1.º CEB Coimbra, Portugal 5K

A palavra prestação, que pode, corretamente, significar «atuação, desempenho» (Dicionário Priberam), deverá ser, em qualquer circunstância, pronunciada [prəʃtɐˈsɐ̃ɐ̃w̃] (Grande Dicionário da Língua Portuguesa. da Porto Editora, 2010), e não [prəʃˈtаsɐ̃w̃].

Portanto, no português europeu, o a da sílaba -ta não deve ser aberto, mas fechado.

Nota: Esta indicação só se aplica ao português europeu, que é diferente da do português do Brasil, em que a (da sílaba -ta) se mantém aberto em posição átona pré-tónica.

Pedro Mateus
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética; Léxico Campos Linguísticos: Pronúncia; Transcrição Fonética