A relação entre fiar, fio e fé
Ao tentar estabelecer abrangência de conceitos em torno do termo fiar, pergunto qual a relação etimológica de fé com fio, fiar ou confiar, por relação entre fio/fiar/confiar – acreditar/(ter) fé? Será que não existe relação, mesmo que indirecta e distante?
Saúdo a equipa e agradeço.
Sobre o galicismo etapa
Vi que o uso do vocábulo etapa no sentido de «fase» é considerado galicismo pelos puristas (Houaiss). É um erro mesmo, ou um excesso dos puristas?
«Trinta e um» e trinta-e-um
Tendo em conta que, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, nas locuções não se emprega em geral o hífen, gostaria de saber a razão da manutenção na palavra trinta-e-um.
Trata-se, ou não, de uma locução?
A concordância do adjetivo/particípio com «um grupo de professores»
Gostaria de saber se, na frase «Um grupo de professores altamente qualificado», está errada a concordância do termo «qualificado» ou se, ao contrário, este termo pode ficar no singular ou no plural, devido ao elemento «um grupo».
Iluminar e luz, família de palavras?
O verbo iluminar pertence à família de palavras do nome luz?
Casos de colocação do pronome em locuções verbais
Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:
1. «Tenho que lhe dar um livro.»/«Tenho que dar-lhe um livro.»
2. «Vou-lhe perguntar.»/«Vou perguntar-lhe.»
3. «Despacha-te para nos ires buscar.»/«Despacha-te para ires buscar-nos.»
As funções dos pronomes
Gostaria que me explicassem quando é que os pronomes pessoais me, te, se, nos e vos têm a função de complemento direto ou quando é que têm a função de complemnto indireto.
A grafia de coleções bibliográficas
Gostaria de saber se existe alguma regra estabelecida quanto à forma de se grafar nomes de coleção (p. ex.: a coleção «Uma Aventura»: com ou sem aspas?; itálico?) e nomes de sagas multivolumes (a saga Harry Potter, a saga Millenium: a itálico ou a redondo?).
Sobre «tom pastel»
Gostaria que me indicassem quais destas formas seriam as corretas.
«Tom pastel», ou «tom-pastel»? (E de igual forma: «tom sorvete», ou «tom-sorvete»?)
«Tons-pastel», ou «tons-pastéis»?
Bola de B(b)erlim
Pelo Acordo Ortográfico, deverá escrever-se «bola de Berlim», ou «bola-de-berlim»? Encontrei sites, na Internet, que utilizam formas diferentes. Trata-se de sites onde não existe a preocupação da escrita cuidada, pelo que não me merecem confiança.
E estará correto dizer – ou escrever – «uma árvore gigantérrima»?
