Popular também é verbo
O verbo "popular" existe na norma culta? Ele é muito utilizado em informática, por exemplo: «Como popular uma tabela com dados hierárquicos existentes?»
Fotótipo
Gostaria de saber qual a opção correta para a seguinte palavra: "fototipo" ou "fotótipo". É referido ao tipo de pele face à luz solar.
Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho que sempre fazem.
O uso do latinismo mellitor
O termo MELLITOR, ao que suponho de origem latina, significará «apicultor»? Existe um glossário em latim associado à actividade apícola?
Obrigado.
«Dois dedos de conversa» (Portugal) e «dois dedos de prosa» (Brasil)
Por que usamos a expressão «ter um dedo de prosa» para designar uma conversa? Tem a ver com o fato de que falamos em prosa?
«Sistema de controlo biométrico»
Qual o termo exacto para denominar o aparelho que permite o registo biométrico determinante da assiduidade de um trabalhador?
As palavras "decímetro" e "pontómetro" existem na língua portuguesa?
«No espaço de um mês»
Será correto dizer «no espaço de um mês», misturando espaço e tempo? Como sabemos "espaço" mede-se em metros, quilómetros, hectares ou metros cúbicos, conforme estejamos em uma dimensão em 2 ou em 3. Tempo, esse, avalia-se em segundos, anos, séculos.
O pronome o como predicativo do sujeito
Na frase: «Porque não basta ser amigo, há que saber sê-lo também – prestar atenção, ter o instinto do que é conveniente e amável»*, a forma pronominal lo desempenha a função de complemento direto ou predicativo do sujeito?
* Frase retirada de Conta-Corrente, Nova Série, Vergílio Ferreira, 1993.
«Dar-se por...»
Em «O João deu-se por quite», a locução verbal «deu-se por» pode ser substituída por «considerou-se» ou «ficou»? Nesse contexto, poderá classificar-se o verbo da frase como copulativo? Ou o facto de «considerou-se» ser um possível sinónimo faz dele um verbo transitivo-predicativo?
A regência de fome
Creio que é incorrecto dizer: «O povo desfalece de fome pela verdade.»
Correcto é «o povo desfalece de fome da verdade», visto que se diz «ter fome de alguma coisa», e não «ter fome por alguma coisa».
Concordais?
«Prestar contas de (ou por)...»
Deve-se dizer «prestar contas dos actos» ou «prestar contas pelos actos»?
