DÚVIDAS

A função sintática de sete
na expressão «às sete da tarde»
Acabei de ler um artigo vosso que me pareceu confirmar a minha ideia de que, na frase «às sete da tarde levanto a tenda», a palavra sete é simplesmente um numeral, mas gostaria que ajudassem a ter a certeza. Assim, mesmo que sete equivalha a «sete horas», como não está verbalizado, não posso afirmar de todo que «da tarde» é um complemento do nome...? Obrigado pelo vosso trabalho.
Locuções com duas preposições
Ao ler um livro, que dentre outras coisas falava sobre regência nominal, vi que alguns nomes como afável, atencioso, devoção, compaixão, cruel, respeito, simpatia e hostil têm mais de uma regência. Vi também que estes mesmos nomes e adjetivos apresentavam uma regência constituída por duas preposições juntas. Assim, eu pergunto: é possível que haja duas preposições juntas? Em que casos elas podem ser usadas? Há alguma regra para seu uso? «Ser afável com alguém» é o mesmo que «ser afável para com alguém»? De antemão, fico agradecido pela reposta dos doutos consultores e especialistas do Ciberdúvidas, que já me elucidaram várias dúvidas!
A sintaxe de continuar
Gostaríamos que nos ajudassem com a classificação sintática da palavra destacada na frase: «A reunião continua amanhã.» A nossa dúvida está entre ser modificador ou predicativo do sujeito, uma vez que o verbo continuar pede complemento direto ou predicativo do sujeito. Aqui, cremos que amanhã não pode ser substituído por permanecer e não predica o sujeito, sendo, por isso, um modificador. Gratas pela amabilidade.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa