DÚVIDAS

O comer, outra vez
À seguinte pergunta da Maria Correia: «Será correcto dizer 'o comer está na mesa'?» José Neves Henriques diz que sim por ser corrente empregar o infinito dos verbos como substantivos. Parece-me que quando assim acontece se está a referir ao acto de fazer qualquer coisa. Assim, o correr refere-se ao acto de correr e não à corrida; o dar refere-se ao acto de dar; o chorar, ao acto de chorar. Parece-me, portanto, que o beber seria o acto de beber. O comer aparentemente seria o acto de comer. Ora, a pergunta considera o comer como a comida. Sendo assim, os exemplos dados não serão talvez os mais apropriados. Pelo menos na linguagem popular, a utilização com esse significado também parece correcta e os dicionários o confirmam, mas espero pelos vossos comentários.
Abreviaturas I
Pode observar-se, com alguma frequência, que algumas denominações acontecem, em textos públicos, à custa de abreviaturas. Para dar alguns exemplos lembraria: CODU (centro de orientação de doentes urgentes), CCO (centro de comando operacional), VMER (viatura médica de emergência e reanimação), etc. Aproveito então esta excelente página da "net" para colocar duas questões. 1) Existe alguma base científica que permita abreviar conjuntos de palavras da forma como exemplifiquei? 2) Se a resposta anterior for afirmativa, perguntaria qual o plural dessas mesmas abreviaturas. Poderá ser, por exemplo: «CODUs» ou «CODU`s»? «CCOs» ou «CCO`s»?
«Não é permitido pescar...»
«Não é permitido pescar e tomar banho». Bom, percebe-se a proibição simultânea.Será que pescar ou tomar banho, à vez, é permitido? «Não é permitido pescar ou tomar banho». Percebe-se assim que não se pode «pescar» ou «tomar banho», à vez. Mas poder-se-á, então, «pescar» e «tomar banho» simultaneamente? A pergunta: neste tipo de letreiro - onde a economia de palavras dá jeito e o grafismo «e/ou» é esteticamente desajeitado - como se deveria escrever para garantir a impossibilidade das três hipóteses possíveis?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa