Ecrã, de novo
Relacionado com a Informática é comum a utilização da palavra «écran» para designar o monitor do computador, ou, por vezes o que nele aparece escrito. No meu ponto de vista, trata-se de uma palavra francesa. Em revistas de Informática já tenho visto escrito "écrã", mas não me parece correcto.
Os brasileiros dizem "tela". E os espanhóis dizem "pantalla".
Como é?
Pacto
Como se pronuncia a palavra pacto? /Pakto/ ou /pato/?
Som i e escrita em e
Sempre tive muitas dúvidas quanto à pronúncia de certas palavras, como seja «feminino», «esquisito», «Dinis» e «militar».
Será que há alguma regra que diga que dois i, quando são separados por uma consoante, deverá o primeiro ser pronunciado como se de um e se tratasse?
eguindo o mesmo raciocínio, será que a regra para palavras como «elemento» e «Helena» é que o primeiro e se pronuncia como i?
Ópsis
Pertenço a um grupo de trabalho que decidiu denominar-se através da palavra «Opsis», derivada da palavra grega com a mesma configuração fonética e que significa visão, sonho, etc. A minha pergunta é se esta palavra deverá ou não ser acentuada no o.
Compactidade e não "compacidade"
Existe a palavra «compacidade» na língua portuguesa? Qual o seu significado?
Elencar, elencagem. Para quê?
O verbo «elencar» é correcto?
Uma frase como a seguinte considera-se correctamente formulada: «Ele elencou todos os projectos relativos ao tema em causa.»?
Logótipo, outra vez
Ao consultar as Respostas Anteriores fiquei com a convicção de que só se podia escrever logótipo. No entanto, a segunda edição do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (São Paulo, 1995) reconhece logotipo apesar de referir que «melhor seria logótipo».
Preto/negro
Estive a ler a vossa opinião sobre as palavras negro e preto. Quem dá um sentido pejorativo a estas palavras não estará a ser racista? Se eu entre um grupo distinguir alguém referindo-me a ele como «loiro» certamente ele não levará a mal, se for uma forma simples de o distinguir. Ou «alto», ou «baixo», ou «magro». Ou «preto»...
Agora «africano»? E se não for africano? E será que em vez de branco, nos EUA, se diz euro-americano?
Multidão
Há já algum tempo li escrito nestas páginas que «grande multidão» seria incorrecto, pois «multidão» já implica grandeza. Eu pergunto: a palavra «multidão» não inclui umas maiores e outras mais pequenas? Ou será que pela mesma lógica não se pode dizer, por exemplo, «muito rico», pois ser rico já implica ter muito dinheiro...?
Não há nada a acrescentar
Não deveria ser antes, «não há algo a acrescentar»? A negação de nada é algo, logo se não há nada é porque há algo.
