Fórum, fóruns
No final da rubrica sob o título "Por outros caminhos" da página da Biblioteca Nacional (agora muito bem renovada e de apresentação cuidada e prática) lê-se "...e por fim participar nos forum de discussão sobre literatura...". Não deveria escrever-se antes fóruns de discussão, ou deverá, neste contexto, escrever-se "nos fora de discussão", segundo a grafia latina?
"Jeans", jines e ganga
No glossário preparado por José Mário Costa consta que a palavra inglesa "jeans" (uma espécie de tecido utilizado articularmente na confecção de calças) foi já aportuguesada como "jines". Porventura, a palavra "ganga" (como por exemplo calças de ganga, ou camisa de ganga) não traduz perfeitamente a palavra "jeans", não havendo portanto necessidade de criar um neologismo?
Sapa
Qual o feminino de sapo?
Ortostasia e ortose
Depois de várias tentativas, não consigo encontrar a definição correcta para esta palavra.
Interdisciplinaridade
Existe na língua portuguesa (ou numas das suas variantes, brasileira, moçambicana, angolana, etc.) a palavra interdisciplinariedade?
Gratuito: /gra-túi-to/ ou /gra-tuí-to/?
Tenho ouvido pronunciar da forma mais diversa a palavra gratuito. /Gra-tuí-to/? Ou /gra-túi-to/?
Intervindo
Vi no Glossário que é intervindo e não "intervido".
Fiquei admirado, porque não tenho ouvido, e lido, senão "intervido". Podem explicar-me?
Forjicar
Encontrei o verbo «forjicar» numa revista brasileira. Podem-me dizer o seu significado?
Marmelada-de-cavalo
Numa revista brasileira de há anos, no consultório de um médico, encontrei uma palavra curiosa: «marmelada-de-cavalo». Como a página tinha um rasgão, não percebi a palavra nem o sentido geral da frase. Consultei vários dicionários, mas são omissos. Conhecia já a marmelada de marmelo. Agora, a de cavalo...
«Kantar» malaio
Dou aulas de português a uma senhora de origem malaia, que me perguntou se a palavra «kantar» (cantar), por ela aprendida em criança, vinha do português. Admiti que sim, mas não lhe pude dar a certeza. Obrigado pelo vosso apoio.
