De o e do
Será sempre admissível a contracção da preposição "de" com o artigo definido (ou indefinido)? Por exemplo, poderá escrever-se "a razão do ter convocado..." (em vez de "a razão de o...")?
Verosimilhança "v.s." verossimilhança
Sou o autor da questão com o tema em epígrafe. Para um completo esclarecimento da mesma, cumpre-me informar que encontrei registado o termo "verossimilhança" na página 2002 (volume 5) de uma obra intitulada "Dicionário contemporâneo da língua portuguesa Caldas Aulete", 5ª edição brasileira novamente revista, atualizada e aumentada pela introdução de termos da tecnologia recente, pelo registro dos vocábulos usados no Brasil e pela extensão dos apêndices por Hamílcar de Garcia; com estudos sobre a origem e evolução da língua portuguesa, sua expansão no Brasil, e uma exposição da pronúncia normal brasileira por Antenor Nascentes. Lisboa, Edições Delta, 1987. Trata-se de uma obra impressa na "Gráfica Editora Primor, Lda.", no Rio de Janeiro, e foi a ela que me referi (incompleta e, se calhar, impropriamente) como sendo o "Dicionário de Caldas Aulete".Precisada, assim, a referência bibliográfica indicada na pergunta que formulei, resta-me agradecer a atenção dispensada e a existência do vosso "site", que tantas dúvidas me tem tirado. Muito obrigado.
De que
Na resposta «Informam-se», aparece o já célebre «de que». No caso vertente, é correcta a sua utilização? Não deveria ser «Informam-se os alunos que...»?
Relação de causa
Ligue as duas frases por uma relação de causa: "Um menino solta um grito; assustou-se com o apito do barquinho de carreira." Apareceu-me esta pergunta num teste de Português, ao que eu respondi: "Um menino solta um grito, pois assustou-se com o apito do barquinho de carreira." A professora assinalou a pergunta como errada. Será que a resposta estava correcta?
De bronze
Gostaria de saber qual a classificação morfológica e sintáctica do vocábulo "bronze" na seguinte frase: " o rapaz de bronze".
Predictivo
A palavra predictivo existe em português ou não? Caso não exista, qual a palavra mais adequada a ser utilizada como sinónimo.
Terra (planeta)
Será correcto escrever «terra», no sentido corrente de chão, e de «parte sólida» da superfície em que andamos, e «terra» para designar também o planeta em que vivemos, sem diferenciarmos? Não será mais correcto escrever «Terra» - planeta, com miúscula?
Mostra, apresenta…
Ao realizarmos uma descrição é correcto usar-se a palavra "apresenta"? Vou exemplificar: "A face interna desta peça macroscópica apresenta uma formação nodular…"
Ectípicos
Ectípico - por oposição a arquetípico é bom português?
(In)engendrável
Bom, eu não sei se isto é aqui, mas aqui vai: preciso de uma palavra única que traduza o inglês "ingenerable". Dava-me jeito qualquer coisa como "inengendrável". Será que existe? E escreve-se assim? Ou antes "inegendrável"? Na possibilidade mais que provável da palavra não existir e ser na melhor das hipóteses um neologismo falhoso que alternativa(s) recomendam?
Obrigado.
