Contém
A 3.ª pessoa do singular do verbo "conter" no presente do indicativo é " Ele contém"? Tem de certeza acento no "e"? É só para ver se sou eu que tenho razão ou um colega de trabalho. Obrigado.
Incutir
Há 5 minutos mandei um "e-mail" para o programa do Carlos do Carmo, que ele leu e mostrou no ecran, quando o li fiquei com uma dúvida e fui ao dicionário e não encontrei a palavra. Escrevi "como professor tento incotir aos meus alunos." Incotir ou incutir ou não existe? Obrigado pela vossa explicação à minha dúvida.
Experimentar
A minha professora de Filosofia utiliza várias vezes o verbo "experenciar". Existe? Está correcto?
Padre, madre, abade, abadessa
Já procurei em vários dicionários e não encontro a palavra padressa (feminino de padre?). Parece-me que quando era jovem a li várias vezes. A palavra existe?
Islamita, de novo
Porquê "islamita" e não "islamista", à semelhança de "jornalista"?
Agradeço informação sobre este assunto.
"Confetti" =papelinhos
Gostaria de saber se existe uma tradução para "confetti" que englobe os confetes e as serpentinas ou se é possível utilizar o italianismo com esse efeito.
Anuidade ou anualidade?
Anuidades ou anualidades: qual dos dois termos é mais correcto? Ambos estão consagrados em vários dicionários e leio "anuidades" em certos diplomas legais (nomeadamente em matéria de pensões de reforma). No entanto, o substantivo "anualidade" parece-me mais bem formado do que "anuidade". Que opinam?
Quebrar os escudos
No capítulo 1 de Peregrinação, Fernão Mendes Pinto escreve:"(...) era no tempo em que na mesma cidade de Lisboa se quebraram os escudos pela morte de el-rei D. Manuel, de gloriosa memória...".
Poderão fazer o favor de me esclarecerem sobre o significado de "quebrar os escudos"?
Obrigado.
"Design"
Penso que já não surgirá nenhuma versão portuguesa da palavra "design". Por isso pergunto:
1. deverá ser escrita em itálico? 2. como se pronuncia: «dizain» «dézain» ou «dézainhe»? 3. alguém me poderá dizer porque é que existe em castelhano ("diseño") em alternativa a "dibujo" (=desenho) e não na língua portuguesa? 4. por último, o feminino de designer gráfico será designer gráfica?
É pena que uma palavra tão fundamental seja tão problemática…
Não existe língua brasileira
Sou um estudante da Universidade do Minho, e gostaria de saber o que é que pensam do facto de alguns cidadãos brasileiros insistirem em afirmar que existe uma língua brasileira (sabendo nós que só existe o português)?
