Como são ditas em português as seguintes profissões: "prosthetist" and "orthotist"?
A frase "A televisão não paga aos empregados para pensarem.", ao ser transformada para a voz passiva, será: "Os empregados não são pagos pela televisão para pensarem." Correcto? Ou não?
Se é correcto, isto significa que o complemento indirecto pode ser o sujeito da passiva. Agradeço comentário sobre o assunto.
Obrigado.
Gostaria de saber se os termos «invertível» e «inversível» significam exactamente o mesmo (adjectivando algo que se pode inverter). Esta dúvida aplica-se a outras dicotomias como estendível/extensível ou frequentista/frequencista, ainda que neste último caso a questão não seja tanto essa, pois ambos os termos têm sido usados no mesmo sentido pela comunidade estatística, mas antes a de saber se uma forma é mais correcta que a outra.
Ando intrigado acerca da palavra «boina».
Como deve ser pronunciada: boina (como boi) ou bóina como (bóia).
Agradeço a resposta. Desde já obrigado.
Na região de Riachos (Torres Novas), os proprietários de uma junta de bois denomina(va)m-se «cingeleiros». Aparecem, no entanto nomes próprios de famílias locais com a grafia «Singeleiro» (p. ex. José Pereira Singeleiro).
Qual a correcta?
As cores primárias da luz são três: o verde, o magenta e uma terceira cor, cuja designação me suscita algumas dúvidas.
Em vários livros técnicos e dicionários é usada a designação "ciano" (assim como "cíano"); em outros dicionários esta designação não é aceite ou então é associada ao nome de um gás.
Encontrei também nas minhas pesquisas, em dicionários mais antigos, o uso do termo cião, como designação para uma das cores da tricromia.
Apesar de estar mais popularizado o termo ciano, não sei se este é um estrangeirismo (do inglês "cyan"), o que significaria que o termo mais correcto seria cião.
Agradeço se me puderem esclarecer esta dúvida, uma vez que na minha actividade profissional e numa das minhas paixões - a fotografia - necessito às vezes de recorrer a esta designação.
Como deve designar-se o acto de colocar no centro: «centragem» ou «centralização»?
Em que circunstâncias se utilizam uma e outra?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações